Skip to Content

• Sábado: de 11:30 às 22:30
  • Domingo: de 13:30 às 16:30

Como Chegar

Clique no mapa para aumentar

Pela BR 101 sentido Rio Bonito / Macaé

Siga pela BR 101 até o Município de Casimiro de Abreu. Lá, ao lado do Hotel Patropi, você deve pegar a RJ 142, mais conhecida como Serramar.

A Serramar é de mão dupla e muito sinuosa. Por isso, atenção! Embora seja uma boa estrada, não há acostamentos nem posto de gasolina. Então, aproveite para curtir a paisagem. Venha descobrindo as curvas do Rio Macaé até chegar a Lumiar.

Em Lumiar, é só seguir as placas. Você vai passar pela pracinha do coreto, o lago de Lumiar e seguir em frente, até o final da rua, onde há uma outra placa que indica: para a direita segue para Boa Esperança e, para a esquerda para São Pedro da Serra.

Então você deve seguir por essa estrada até chegar na pracinha de São Pedro. São quatro quilômetros de muitas curvas, sem acostamento e sem sinalização, mas vale a pena!

O percurso total de Casimiro de Abreu até São Pedro da Serra é de 39 quilômetros e leva, em média, 40 minutos.

Pela BR 101 sentido Cachoeiras de Macacu / Nova Friburgo

Mais conhecida como RJ 116, essa estrada tem início no Município de Itaboraí e segue em direção a Bom Jardim, Cordeiro e Cantagalo, passando por Nova Friburgo.

Você deve seguir toda a RJ 116 até o distrito friburguense de Mury. A estrada é muito boa e bem sinalizada, mas apresenta um bom número de caminhões nos dois sentidos da pista. Toda atenção é pouca para a subida da serra de Cachoeiras de Macacu, pois há, geralmente, cerração.

Em Mury, logo após a maior concentração de comércio, você deve entrar à direita, onde se lê Lumiar, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras. São 26 quilômetros de boa estrada em mão dupla, percorridos em cerca de 30 minutos até Lumiar.

Já em Lumiar, é só seguir a sinalização. Você vai passar em frente à praça do coreto e do lago de Lumiar. Siga esta rua sempre em frente até o final onde haverá uma placa indicando: à direita para Boa Esperança e à esquerda para São Pedro da Serra. São apenas quatro quilômetros.

Tudo bem que a estrada não é muito boa: é de mão dupla, tem buracos, não possui sinalização e é bastante sinuosa. Mas nada que um pouco mais de atenção não valha a pena. No final dela você chega em São Pedro da Serra. E aí é só relaxar!

Pela Rio Teresópolis

Uma boa opção para chegar em São Pedro da Serra é utilizar a Rio-Teresópolis. Você deve seguir por ela até Parada Modelo, em Guapimirim. Lá você pega a RJ 122, que liga este município a Cachoeiras de Macacu.

Embora essa estrada tenha ficado danificada por muitos anos,atualmente está em plena reforma. Seguindo por ela, você chega a Cachoeiras de Macacu, no posto da Polícia Rodoviária, e é só virar à esquerda para seguir para Nova Friburgo.

Depois o caminho é o mesmo de quem vem por Itaboraí pela RJ 116: segue até Mury, entra à direita na RJ 142 (Mury- Lumiar) e chegando em Lumiar passa pela praça do coreto e pelo lago de Lumiar e segue até o final da rua. Lá você verá a placa: para a direita, segue para Boa Esperança e para a esquerda, segue para São Pedro da Serra.

Em menos de 10 minutos você estará em São Pedro da Serra, onde toda a paz do universo conspira a favor!

• Localidade: São Pedro da Serra - Nova Friburgo

• SESC de Nova Friburgo;
  • Sebrae Nova Friburgo;
  • Comunidade e turistas.

Implantado em abril de 2004, e agregado à Educari em janeiro de 2005, o Espaço Cultural vem desenvolvendo eventos educacionais e culturais com envolvimento cada vez maior da comunidade.

Atividades permanentes:

• Exibição de documentários, filmes pedagógicos e de entretenimento;
  • Local de reuniões para as várias entidades comunitárias de São Pedro da Serra;
  • Peças teatrais e teatro de bonecos
  • Shows musicais
  • Tertúlias literárias

Principais eventos realizados:

• Peça de encerramento do ano letivo de 2004, com alunos da Escola Estadual José Martins da Costa (O Fantasminha Pluft)
  • Cinema e Terceira Idade, janeiro de 2005;
  • Poetando –- recital de poesias, fevereiro de 2005;
  • Cinema e Pedagogia –- a linguagem do cinema para professores, julho de 2005;
  • I Gincana de Artes Plásticas –- desenho e pintura -– de São Pedro da Serra, outubro de 2005;
  • Mostra Independente de Curtas Metragens, em Parceria com Cinema Popular Brasileiro, novembro de 2005.

Parceria

• Associação de Moradores de São Pedro da Serra
  • Cinemateca do Consulado da França
  • Instituto de Comunicação Artes da UFF

Quantidade de voluntários envolvidos: 5

Espaço físico e recursos: sala para 40 lugares com todos os recursos multi-mídia para projeções em VHFDVD.

Necessidades

• Suporte de divulgação dos eventos programados
  • Facilitação de acesso às entidades promotoras de eventos (Sebrae, SESC, Sesi, Associação Comercial e demais instituições atuantes no município de Nova Friburgo);
  • Facilitação de acesso às entidades com potencial de uso do Espaço, como forma de incentivar seu uso e gerar receitas.

Curiosidades

A casa onde está sediada a Educari foi construída em 1950, para moradia de Edmo Heringer e Rita Vitória Mizeret Heringer, nora do Capitão João Silvério Heringer e de Eulália Constância Martins Heringer, 1ª mulher da região a tornar-se vereadora.

Foi a primeira sede dos Correios de São Pedro da Serra, já que Rita Vitória era funcionária da Cia. Brasileira de Correios e Telégrafos.

Após a morte de Edmo e Rita Vitória, Ilka Heringer, filha do casal, recebeu a propriedade como herança e transformou-a em pousada, mantendo-a por 30 anos, até sua morte em 2002.

No mesmo ano Ana Rita Heringer Ouverney assumiu a pousada e transformou a sala grande em local de exposições, eventos culturais e educacionais.

Esse espaço, denominado “Sala de Exposições Ilka Heringer”, abrigou bazar, aulas de esperanto e diversas exposições de artes, artesanato regional e fotografias, que receberam mais de 4.500 assinaturas.

Em dezembro de 2006, a casa principal da antiga Ilka’s Pousada passa a ser sede do Espaço Cultural São Pedro da Serra - ONG Educari, e assim continua fomentando arte e cultura na região.