Skip to Content

Quem Somos

A ONG Educari

A Educari é uma Organização Não Governamental fundada em 16 de outubro de 2000 e tem como missão desenvolver e incentivar a inteligência, as aptidões e habilidades do ser humano, tornando-o um cidadão integrado, capacitado, participativo, realizado e consciente dos valores humanos. Seu objetivo primeiro foi atender, em parceria com a Ação Rural de Lumiar, cinqüenta crianças da área rural, com aulas de inglês e artes.

Durante os anos de 2002 e 2003, a Educari funcionou em São Pedro da Serra, 7º distrito de Nova Friburgo, a 4 km de Lumiar. A cada ano, uma média de trinta e cinco jovens com faixa etária entre 10 e 16 anos, filhos de lavradores da região, foram beneficiados com aulas de inglês, informática, música e artes.

Em paralelo, em 2002, a Educari organizou a biblioteca da Ação Rural com uma coleção de aproximadamente mil livros que foram disponibilizados para a comunidade e estudantes do ensino básico e fundamental.

Em 2003 iniciou uma parceria com o Lar Kardecista Frei Luiz, localizado na Estrada da Boiúna, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, onde ofereceu aulas de apoio, em diversas matérias escolares, e inglês a cinqüenta crianças residentes no Lar, por um período de um ano.

Ainda em 2003, a Educari foi declarada Entidade de Utilidade Pública Municipal e tem o seu registro no 38º Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e no 50º Conselho Municipal de Assistência Social, ambos em Nova Friburgo.

Em 2004, transferiu sua sede para Lumiar, 5º distrito de Nova Friburgo, no prédio da Organização Não Governamental Ação Rural, ligada à Igreja Católica, onde atendeu a quarenta alunos da rede pública, de 7 a 15 anos, filhos de lavradores, com aulas de inglês, alemão, informática e música.

Em 2004, a Educari iniciou, no Município do Rio de Janeiro, em parceria com o Colégio Stella Maris, cursos de inglês e espanhol para crianças de 10 a 16 anos, moradores nas comunidades do Vidigal e da Rocinha, tendo atendido a quarenta crianças durante o ano.

Em 2005, com a mudança de sua diretoria, a Educari agregou às sua atividades, aquelas desenvolvidas pelo Espaço Cultural São Pedro da Serra, uma sala multimídia, com 49 lugares que, desde abril de 2004, vem realizando diversas atividades para público de todas as idades. Em especial a exibição de filmes, com programação para adultos e crianças aos sábados e domingos e às segundas-feiras, para quem mora em São Pedro da Serra e região.

A Equipe

Carlos Pinho

Marta Guimarães

Formada em História, mudou-se da confusão do RJ para Lumiar em 2007 atrás de calmaria. Adora as artes de uma forma geral e é completamente viciada em música… Fotografia, animais, plantas e uma boa conversa são também seus interesses.

Lucas Teixeira

Estudante de computação, Lucas se mudou da confusão do Rio de Janeiro pra tranqüilidade da serra em 2010. Além de cuidar do site da Educari, cria sites e programas de computador, faz pão e pizza, planta e colhe, ama, come e dorme. Mora em Benfica, com mulher e filhos.

Paulo Delorenci

Copyrightpagina |